Procissão de São Jorge acontece nesta quinta, em Ilhéus‏

Novamente feriado em Ilhéus
Arquivo/JBO/Maurício Maron

 Iniciada no último dia 14, a festa da comunidade católica em homenagem a São Jorge, um dos padroeiros de Ilhéus, segue até esta quinta-feira, 23, dia dedicado ao santo guerreiro. “Igreja de Cristo, comunidade de alegria, luz e esperança” é o tema deste ano. O ponto alto do evento tem programação especial, que inicia a partir da madrugada do dia 22 para 23, com alvorada. Em seguida, durante a manhã de quinta-feira, acontece missa das intenções, às 7h, depois, missa solene, às 9h30min e caminhada da fé, às 16h30min. A festividade será encerrada com a benção do santíssimo sacramento, na Igreja de São Jorge, localizada à Rua Conselheiro Dantas, centro.

Um dos coordenadores da festa, Aldemiro (Miro) Sena, conta que a presença de São Jorge na cidade se dá desde Ilhéus era uma capitania hereditária, no início da exploração portuguesa em terras brasileiras. “O primeiro donatário da capitania, Jorge Figueiredo, foi quem trouxe o santo para cá. A devoção do povo ilheense também tem a ver com o santo, que era um guerreiro, assim como nossa população” explicou padre Miro.

A novena em homenagem ao santo católico começa sempre a partir das 19h, com discussão de diversos sub-temas e presença de grupos, representantes de entidades de classe e clubes de serviço, dentre outros, além de corais musicais. As missas serão celebradas na igreja de São Jorge. O padre Miro acrescentou ainda que o novenário conta com a participação dos corais da Vitória, Só o Amor Constrói, Dom Eduardo, Ava, Celebrai e Grupo dos Homens.

 

Além de São Jorge, Ilhéus tem como padroeira, Nossa Senhora das Vitórias (15 de agosto, feriado). Já São Sebastião (20 de janeiro) é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.